Concreto para pavimento rodoviários

Características:
Vale os mesmos comentários do item concreto para pavimentos industriais, com ressalvas. O concreto deverá ser solicitado com resistência à tração na flexão. O concreto para pavimento rodoviário tem normalmente slump 50+/-10 mm e seu acabamento superficial é vassourado e rústico, por questão de segurança relativo à frenagem. O concreto deverá ser vibrado e acabado com régua vibratória e posteriormente vassourado. Em se tratando de concreto exposto ao sol e vento, a cura deverá ser intensificada, na maioria das vezes com a utilização de agentes de cura.

A norma recomendada para pavimentos simples de concreto com resistências superior a Fck 25,0 Mpa é Consumo Mínimo de Cimento 350 kg/m3, onde requer solicitações de tráfego de veículos, empilhadeiras, carrinhos com rodas de metal ou plástica, trânsito intenso de pessoas ou grandes depósitos de matéria-prima. Além da Resistência à Compreensão, o concreto deverá ter Resistência à Tração de flexão capaz de suportas os esforços de tração do concreto. Ainda Resistência à Abrasão ou Resistência ao desgaste Superficial. Para outros pavimentos com baixa solicitação poderão ser previstos FCk mínimo de 20,0 Mpa.

Utilização:
Pavimentos rodoviários, praças de pedágio, paradas de ônibus, estações rodoviárias, etc.
O concreto em pavimentos exerce enormes vantagens sobre os pavimentos flexíveis, pois além destas, o pavimento asfáltico é derivado do petróleo importado e consome divisa.
Ainda levando em conta estas vantagens, o consumo de energia é consideravelmente menor em iluminação das vias públicas, sendo difícil calcular tal custo, bem como a economia que traria ao país quanto a redução de acidentes de trânsito. Estudos comparativos realizados pela ABCP demonstram que o custo inicial é maior do pavimento de concreto, porém tende a se igualar após 3,5 anos, justamente quando se começa a fazer as recuperações dos pavimentos flexíveis.

Nota:
É bom comentar a necessidade de uma ótima sub-base, com excelente compactação dos substratos, projeto estrutural, tipo da execução, cura do concreto (essencial) e previsão de juntas de dilatação.
Os pavimentos poderão ser armados ou não. Deverão ser previstos no projeto ferragem de transição. Poderão ser previstos a utilização de fibras de aço, polipropileno, nylon ou fibra de vidro. Ainda aditivos compensadores de retração.
Acabamento com réguas vibratórias, vibro-acabadoras de concreto e posterior acabamento com “helicópteros” é importante a utilização de concretos com slump máximo de 100 mm, caso contrário, é necessário a utilização de aditivo superplastificante para melhor aplicabilidade do concreto sem abuso de água. O calculista deverá opinar pelo tipo de pavimento e suas resistências, as adições que quer utilizar e previsão de utilização.


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